terça-feira, 21 de abril de 2009

Três praias do Nordeste para você conhecer – e descansar

Depois das festas de fim de ano, não há nada melhor do que pegar a estrada e descansar numa praia tranqüila, certo? Mas com a chegada do verão, as praias mais conhecidas ficam lotadas de turistas e a tarefa de encontrar esses refúgios se torna ainda mais difícil. Apesar disso, alguns trechos do litoral do Nordeste oferecem pouco agito e alguma infra-estrutura. Então, se você não quer disputar a tapa um pedaço de areia na praia com outros turistas, vão aqui três sugestões:

Praia de Tassimirim – Boipeba, BA
Tassimirim fica na ilha de Boipeba (340 km ao sul de Salvador), vizinha à ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo. Há poucas opções de hospedagem na Ilha e alguns restaurantes são improvisados na beira da praia. A paisagem é deslumbrante, com imensos coqueirais e mar calmo.
Para chegar até lá, é preciso pegar um barco (se você for de carro, terá de deixá-lo em um dos estacionamentos antes de fazer a travessia) saindo de Valença, Cairu ou de Morro de São Paulo.

Praia de Tassimrim - FOTO: Pedro Milliet

Praia de Tassimrim - FOTO: Pedro Milliet

Praia do Madeiro – Pipa, RN
Apenas três quilômetros separam a agitada Praia de Pipa (90 km ao sul de Natal) da Praia do Madeiro, distância suficiente para fazer deste um dos melhores e mais sossegados pedaços do litoral potiguar. Rodeada por falésias e mata nativa, o acesso até a praia é feito a pé. Deixe o carro à margem do asfalto e desça as escadas em meio ao verde. No final, lá embaixo, o prêmio é compensador: uma paisagem de cinema, e com alguma sorte, você consegue nadar ao lado dos golfinhos (o lugar também é conhecido como Enseada dos Golfinhos).

Praia do Madeiro, em Pipa - FOTO: Hélio Miguel

Praia do Madeiro, em Pipa - FOTO: Hélio Miguel

Praia do Patacho – Porto de Pedras, AL
Se você conhece a Praia de Carneiros, um paraíso no sul de Pernambuco, e acha que o lugar já anda badalado demais, está na hora de viajar um pouco mais ao sul, até Porto de Pedras, na vizinha Alagoas. Mais precisamente na Praia do Patacho.
A apenas 100 km ao norte de Maceió, pela AL-101, ou pela PE-060, saindo de Recife (neste caso, você terá de ir até Japaratinga e pegar a balsa), Patacho já está ficando famosa por ser ideal para casais em lua-de-mel, já que a região apresenta ótimas opções de hospedagens, e ninguém mais além de poucos e simpáticos pescadores. Como o lugar não conta com infra-estrutura turística além das raras pousadas, a dica é fazer um “tour gastronômico” nas melhores hospedagens. Mas lembre-se, você precisa se hospedar em uma delas e pedir orientação para reservar sua mesa nas outras pousadas.

Praia do Patacho - FOTO: Praia Certa

Praia do Patacho - FOTO: Praia Certa

0 comentários:

Postar um comentário